sábado, 7 de outubro de 2023

Salmo Responsorial: Jn 2 - 09.10.2023



Este Salmo Responsorial nos convida a refletir sobre como a oração é uma resposta poderosa e necessária para as dificuldades da vida. Mesmo nas situações mais desesperadoras, podemos encontrar esperança e auxílio em Deus. Ele está sempre pronto para nos ouvir, nos resgatar e nos reconciliar, não importa quão distantes tenhamos nos afastado. Portanto, lembremo-nos de clamar por socorro e confiar na misericórdia de Deus em todos os momentos de nossa jornada.


Coro: Tu, Senhor, resgataste minha vida do abismo!


Do fundo do abismo, do ventre do peixe, †

Jonas rezou ao Senhor, o seu Deus, /

a seguinte oração. – R.


Na minha angústia clamei por socorro, †

pedi vossa ajuda do mundo dos mortos /

e vós me atendestes. – R.


Senhor, me lançastes no seio dos mares, †

cercou-me a torrente, vossas ondas passaram /

com furor sobre mim. – R.


Então, eu pensei: eu fui afastado †

para longe de vós; nunca mais hei de ver /

vosso templo sagrado. – R.


E quando minhas forças em mim acabavam, †

do Senhor me lembrei, chegando até vós /

a minha oração. – R.


REFLEXÃO


1. Da Profundidade da Angústia à Oração: A imagem de Jonas no ventre do peixe representa a profundidade de sua angústia e desespero. Muitas vezes, em nossas próprias vidas, enfrentamos situações que nos fazem sentir que estamos "no fundo do abismo", isolados e desamparados. A primeira estrofe do Salmo nos lembra que, mesmo nas circunstâncias mais sombrias, a oração é um caminho para encontrar esperança e conforto.


2. Clamando por Socorro: A segunda estrofe nos recorda a importância de clamar por socorro em tempos de dificuldade. Quando nos sentimos impotentes e enfrentamos desafios avassaladores, podemos encontrar força na humildade de pedir ajuda a Deus. Jonas fez isso, e a resposta veio do Senhor.


3. Reconhecimento da Intervenção Divina: A terceira estrofe descreve as dificuldades que Jonas enfrentou, como sendo lançado no seio dos mares e enfrentando as ondas furiosas. Isso nos faz lembrar que, mesmo quando nos encontramos em situações aparentemente impossíveis, Deus tem o poder de intervir e nos resgatar de nossos problemas.


4. A Distância de Deus e a Reconciliação: Na quarta estrofe, Jonas expressa seu sentimento de ter sido "afastado" da presença de Deus. Muitas vezes, nossas ações ou escolhas nos afastam espiritualmente de Deus, mas a boa notícia é que Ele está sempre disposto a nos receber de volta. A oração de Jonas também é um ato de reconciliação com Deus.


5. Lembrando-se de Deus na Fraqueza: A última estrofe enfatiza a importância de lembrar de Deus quando nossas forças estão fracassando. Quando nos encontramos em nossos momentos mais fracos e vulneráveis, a oração pode ser um refúgio e uma fonte de conforto. Jonas encontrou força em sua lembrança do Senhor, e o mesmo pode acontecer conosco.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia





Nenhum comentário:

Postar um comentário