terça-feira, 29 de agosto de 2023

Salmo Responsorial: 138(139) - 30.09.2023




Senhor, vós me sondais e me conheceis!


1. Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? / E para onde fugirei de vossa face? / Se eu subir até os céus, ali estais; / se eu descer até o abismo, estais presente. – R.


2. Se a aurora me emprestar as suas asas, / para eu voar e habitar no fim dos mares, / mesmo lá vai me guiar a vossa mão / e segurar-me com firmeza a vossa destra. – R.


3. Seu eu pensasse: “A escuridão venha esconder-me / e que a luz ao meu redor se faça noite!” / Mesmo as trevas para vós não são escuras, / a própria noite resplandece como o dia. – R.


REFLEXÃO

Certamente, o Salmo 138(139) é uma bela e profunda oração que nos convida a refletir sobre a onisciência e onipresença de Deus em nossas vidas. Vamos considerar algumas reflexões sobre este salmo:


Deus nos conhece profundamente: O salmista começa declarando que Deus o conhece completamente, desde o momento de sua concepção. Isso nos lembra que Deus conhece cada um de nós de maneira profunda e íntima. Ele conhece nossos pensamentos, nossos desejos mais secretos e nossas fraquezas. Não há nada que possamos esconder de Deus, e isso nos convida à humildade e à sinceridade em nossa relação com Ele.


A presença constante de Deus: O salmo também destaca que não importa para onde vamos, Deus está lá conosco. Ele está presente em cada aspecto de nossas vidas, em cada lugar que frequentamos. Isso nos dá conforto e segurança, sabendo que nunca estamos sozinhos, mesmo nos momentos mais difíceis.


A maravilha da criação: O salmo fala sobre como somos "maravilhosamente feitos" por Deus. Isso nos convida a reconhecer a beleza da criação e a gratidão pela vida que Ele nos deu. Cada ser humano é uma obra-prima de Deus, e devemos valorizar a vida e cuidar uns dos outros como uma expressão de nossa apreciação por essa maravilhosa criação.


Convite à autorreflexão: O salmo termina com uma oração, pedindo a Deus para nos guiar no caminho da vida eterna. Isso nos convida a refletir sobre nosso próprio caminho e a buscar a orientação de Deus para vivermos de acordo com Seus propósitos. É um lembrete de que, embora Deus nos conheça profundamente, ainda podemos escolher nosso caminho e nossa resposta a Ele.


Em suma, o Salmo 138(139) nos convida a reconhecer a presença constante e o conhecimento profundo de Deus em nossas vidas, a apreciar a maravilha da criação e a buscar a orientação divina em nosso caminho. É uma oração que nos lembra da importância de uma relação íntima com Deus e da gratidão pela vida que Ele nos deu. Que possamos viver nossas vidas à luz dessas verdades, buscando sempre estar em comunhão com o nosso Criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário