quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Salmo Responsorial: 62(63) - 03.09.2023




"Ó Deus, tu és o meu Deus, ansiosamente te busco; a minha alma tem sede de ti; o meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água."


1. Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! / Desde a aurora, ansioso vos busco! / A minha alma tem sede de vós, † minha carne também vos deseja, / como terra sedenta e sem água! – R.


2. Venho, assim, contemplar-vos no templo, / para ver vossa glória e poder. / Vosso amor vale mais do que a vida: / e por isso meus lábios vos louvam. – R.


3. Quero, pois, vos louvar pela vida / e elevar para vós minhas mãos! / A minha alma será saciada, / como em grande banquete de festa; / cantará a alegria em meus lábios / ao cantar para vós meu louvor! – R.


4. Para mim fostes sempre um socorro; / de vossas asas à sombra eu exulto! / Minha alma se agarra em vós; / com poder vossa mão me sustenta. – R.


INTRODUÇÃO

O Salmo é uma composição poética profundamente espiritual encontrada na Bíblia. Este salmo é atribuído ao Rei Davi e é um exemplo notável de um hino de adoração e anseio por Deus. Ele se destaca pela intensidade das emoções expressas e pelo profundo desejo espiritual do salmista. O Salmo 62(63) é uma busca ardente pela presença e satisfação em Deus, e sua mensagem continua a ressoar com aqueles que buscam uma conexão espiritual mais profunda em suas vidas. Neste salmo, encontramos palavras que ecoam a sede da alma por Deus e a confiança de que somente Ele pode satisfazer essa busca interior. É uma expressão poderosa de devoção e fé que tem tocado o coração de crentes ao longo dos séculos.


REFLEXÃO

O Salmo é uma bela expressão de busca espiritual e confiança em Deus. Ele nos convida a refletir sobre vários aspectos importantes da vida espiritual e da relação com o divino. Aqui estão algumas reflexões sobre este salmo:


Sede de Deus: O salmo começa com as palavras: "Ó Deus, tu és o meu Deus, ansiosamente te busco; a minha alma tem sede de ti". Isso nos faz refletir sobre nossa própria busca espiritual. Quão profunda é nossa sede por Deus? Estamos ansiosos para encontrar Deus em nossas vidas diárias?


Satisfação em Deus: O salmista compara seu desejo por Deus a uma terra árida e exausta, sedenta por água. Isso nos lembra que, muitas vezes, buscamos satisfação em coisas materiais ou relacionamentos, quando a verdadeira satisfação só pode ser encontrada em Deus. Como podemos direcionar nossa busca pela satisfação genuína em direção a Deus?


Confiança e Proteção: O salmo também destaca a confiança do salmista em Deus como sua rocha e refúgio. Isso nos lembra que, mesmo nas dificuldades, podemos encontrar segurança em Deus. Como podemos fortalecer nossa confiança em Deus, sabendo que Ele é nosso amparo?


Louvando a Deus: O salmo termina com um hino de louvor a Deus. Isso nos lembra que nossa busca por Deus não deve ser apenas uma busca pessoal, mas também uma oportunidade para adorar e louvar a Deus por Sua grandeza. Como podemos incorporar o louvor a Deus em nossas vidas cotidianas?


Em resumo, o Salmo Responsorial 62(63) nos convida a refletir sobre nossa busca espiritual, nossa busca por satisfação genuína e nossa confiança em Deus como nossa fonte de segurança. É uma chamada para uma relação mais profunda com o divino e uma oportunidade para encontrar alegria e significado em nossa jornada espiritual.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário