terça-feira, 23 de abril de 2024

Salmo Responsorial: 2 - 26.04.2024




R. Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!


1. “Fui eu mesmo que escolhi este meu rei 

e, em Sião, meu monte santo, o consagrei!” 

O decreto do Senhor promulgarei, 

† foi assim que me falou o Senhor Deus: 

“Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!” – R.


2. Podes pedir-me e, em resposta, eu te darei 

† por tua herança os povos todos e as nações, 

e há de ser a terra inteira o teu domínio. 

Com cetro férreo haverás de dominá-los 

e quebrá-los como um vaso de argila! – R.


3. E agora, poderosos, entendei; 

soberanos, aprendei esta lição: 

com temor servi a Deus, rendei-lhe glória 

e prestai-lhe homenagem com respeito! – R.


Reflexão:

O Salmo Responsorial 2 nos lembra da soberania e do poder de Deus, que escolheu um rei para governar em seu nome. Este rei é descrito como o filho de Deus, gerado por Ele mesmo, e foi investido com autoridade sobre as nações e sobre toda a terra. Esta imagem do rei governando com um "cetro férreo" é uma representação da autoridade absoluta concedida por Deus.

No entanto, esta soberania não é apenas para a exaltação do rei, mas também traz consigo uma responsabilidade: a de servir a Deus com temor e reverência. Mesmo os poderosos e soberanos da terra são chamados a reconhecer a supremacia de Deus e a prestar-lhe homenagem. Isso nos lembra que, independentemente da posição ou poder que possamos ter, todos estamos submetidos à autoridade divina.

Essa reflexão nos desafia a considerar como estamos exercendo a autoridade e influência que temos em nossas próprias vidas. Somos chamados a governar com justiça, sabedoria e humildade, reconhecendo sempre que toda autoridade vem de Deus e deve ser exercida em conformidade com sua vontade. Assim, ao reconhecer a soberania de Deus em nossas vidas, podemos encontrar verdadeira paz e prosperidade.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


Nenhum comentário:

Postar um comentário