sexta-feira, 19 de abril de 2024

Salmo Responsorial: 41(42) - 22.04.2024




R. Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.


1. Assim como a corça suspira 

pelas águas correntes, 

suspira igualmente minha alma 

por vós, ó meu Deus! – R.


2. A minha alma tem sede de Deus 

e deseja o Deus vivo. 

Quando terei a alegria de ver 

a face de Deus? – R.


3. Enviai vossa luz, vossa verdade: 

elas serão o meu guia; 

que me levem ao vosso monte santo, 

até a vossa morada! – R.


4. Então irei aos altares do Senhor, 

Deus da minha alegria. 

Vosso louvor cantarei ao som da harpa,

meu Senhor e meu Deus! – R.


Reflexão:


O Salmo 41(42) é um profundo clamor da alma sedenta por Deus, expressando uma busca incessante pela presença do Divino. Cada verso ressoa com uma intensidade de desejo e anseio espiritual que ecoa em nossos corações.

A imagem poética da corça sedenta pelas águas correntes é poderosa e evocativa. Assim como a corça busca desesperadamente a fonte de água para saciar sua sede, nossa alma suspira por Deus, ansiando pela fonte da vida e da verdade.

Nossa alma tem uma sede inextinguível pelo Deus vivo, uma fome que só pode ser saciada pela presença divina. Essa busca pela face de Deus é uma jornada espiritual, uma busca pela experiência direta da presença e do amor do Criador.

O salmista clama pela luz e pela verdade de Deus como guias em sua jornada espiritual. Ele anseia ser conduzido ao monte santo de Deus, à Sua morada, onde encontrará consolo e paz para sua alma sedenta.

E quando finalmente alcançar a presença de Deus, o salmista promete louvar e adorar com alegria. Ele se compromete a exaltar o Senhor com cânticos de gratidão, reconhecendo-O como sua fonte de alegria e vida.

Este salmo nos convida a refletir sobre nossa própria busca espiritual e a intensidade de nosso desejo por Deus. Nos lembra da importância de nutrir e cultivar esse anseio por Ele, buscando constantemente Sua presença em nossas vidas. Que possamos seguir os passos do salmista, clamando pela luz e pela verdade de Deus, e encontrando alegria em Sua presença sempre.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário