sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Salmo Responsorial: 23(24) - 03.11.2024


Responsório:


Resposta: O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. (Salmo 23:1)


1. In locis pascuis, ibi me collocavit; ad aquam refectionis, educavit me. (Salmo 23:2)

1. Em pastagens verdejantes me faz descansar; guia-me mansamente a águas tranquilas. (Salmo 23:2) 


2. Animam meam convertit; duxit me super semitas iustitiae, propter nomen suum. (Salmo 23:3)

2. Revigora a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. (Salmo 23:3)  


3. Etsi ambulavero in valle mortis, non timebo mala, quoniam tu mecum es; virga tua et baculus tuus, ipsa me consolabunt. (Salmo 23:4)

3. Mesmo que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. (Salmo 23:4)


4. Parasti in conspectu meo mensam, adversus eos qui tribulant me; unguento caput meum, et calix meus redundat. (Salmo 23:5)

4. Preparas uma mesa perante mim, na presença dos meus adversários; unges a minha cabeça com óleo, e o meu cálice transborda. (Salmo 23:5)


Reflexão:


Neste responsório, encontramos uma profunda conexão entre o cuidado amoroso de Deus, expresso no Salmo 23, e as bem-aventuranças do Evangelho de Mateus. Assim como o Senhor é nosso pastor que nos guia e nos conforta, somos convidados a reconhecer a proteção divina em nossas vidas, especialmente nos momentos de tribulação. As bem-aventuranças nos ensinam que, mesmo na pobreza de espírito e nas dificuldades, encontramos consolo e esperança, pois a presença de Deus nos revigora.

A metáfora da mesa preparada diante dos adversários nos convida a viver com confiança, mesmo em tempos desafiadores, sabendo que o amor divino nos sustenta. Cada bênção que recebemos é um chamado à gratidão e à generosidade, levando-nos a compartilhar esse amor com os que nos cercam. Ao adotarmos a atitude das bem-aventuranças, contribuímos para a construção de um mundo mais justo e compassivo, onde a luz da esperança brilha mesmo nas trevas. Essa visão nos impulsiona a caminhar juntos, buscando a plenitude da vida em comunhão com o Criador e uns com os outros.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário