Responsório:
Resposta: Dominus illuminatio mea et salus mea: quem timebo? (Salmo 26:1)
O Senhor é minha luz e minha salvação: a quem temerei?
Versículo 1: Unam petii a Domino, hanc requiram: ut inhabitem in domo Domini omnibus diebus vitæ meæ: ut videam voluptatem Domini, et visitem templum ejus. (Salmo 26:4)
Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que eu possa habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e visitar o seu templo.
Versículo 2: Quoniam abscondit me in tabernaculo suo: in die malorum protexit me in abscondito tabernaculi sui. (Salmo 26:5)
Pois ele me esconderá em seu tabernáculo no dia da adversidade; ele me ocultará no interior do seu pavilhão.
Versículo 3: Exsurge, Domine, et exaudi vocem meam, qua clamavi ad te; miserere mei, et exaudi me. (Salmo 26:7)
Ouve, Senhor, minha voz quando clamo; tem misericórdia de mim e responde-me.
Versículo 4: In te speravit cor meum, et adjutus sum; et refloruit caro mea, et ex voluntate mea confitebor ei. (Salmo 26:8)
Meu coração confiou em ti, fui ajudado; e a minha carne rejubila, com alegria eu te louvarei.
Reflexão:
A vida espiritual exige uma decisão radical, um compromisso que transcende os desejos passageiros e se ancora na eternidade. A luz divina não é um conforto temporário, mas um convite constante a assumir a cruz da existência, a enfrentar os desafios com coragem. Em um mundo cheio de apelos materiais e ilusões, somos chamados a deixar o que nos prende, a buscar a beleza eterna do amor divino. O tabernáculo é mais do que um abrigo físico; é a presença espiritual que nos fortalece no dia da aflição. Assim, o coração que confia experimenta um renascimento, uma alegria que ecoa além do tempo. Deus nos chama a sermos discípulos que, carregando a cruz, transformam a própria existência em um canto de glória e entrega.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário