sábado, 15 de março de 2025

Salmo Responsorial: 78(79) - 17.03.2025

 


Responsório – Salmo 78(79)

(Inspirado no Evangelho segundo Lucas 6,36-38)

R. Deus, propitius esto peccatis nostris, et redime nos propter nomen tuum. (Salmo 78:9)
R. Deus, sê propício aos nossos pecados e resgata-nos por teu nome.

VERSÍCULOS:

1.Ne memineris iniquitatum nostrarum antiquarum: cito anticipent nos misericordiæ tuæ, quia pauperes facti sumus nimis. (Salmo 78:8)
Não recordes nossas iniquidades passadas; que tuas misericórdias venham depressa ao nosso encontro, pois estamos muito abatidos.

2.Adjuva nos, Deus salutaris noster: et propter gloriam nominis tui, Domine, libera nos: et propitius esto peccatis nostris, propter nomen tuum. (Salmo 78:9)
Ajuda-nos, ó Deus, nossa salvação; e, pela glória do teu nome, Senhor, liberta-nos e sê propício aos nossos pecados, por teu nome.

3.Miserere, Domine, populo tuo, et ne des hereditatem tuam in opprobrium. (Salmo 78:11)
Tem piedade, Senhor, do teu povo e não o entregues à desonra.

4.Nos autem populus tuus, et oves pascuæ tuæ, confitebimur tibi in sæculum: in generationem et generationem annuntiabimus laudem tuam. (Salmo 78:13)
Nós, porém, somos teu povo e ovelhas de teu pasto; para sempre te daremos graças e de geração em geração anunciaremos teu louvor.

Reflexão:

O universo se sustenta na medida do dom. O coração que se fecha na dureza colhe o peso da separação, mas aquele que se abre ao perdão se alinha ao movimento criador. A justiça não é o peso da balança humana, mas a plenitude que retorna ao ser na exata proporção de seu amor. Quem dá sem reservas entra no fluxo da graça que transborda. Deus não mede com esquadros, mas com a abundância de seu próprio ser. O destino da alma não é a retenção, mas a entrega, onde o que se perde no amor se reencontra em eternidade.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário