terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Salmo Responsorial: 123(124) - 28.12.2023



R. Nossa alma, como um pássaro, escapou do laço que lhe armara o caçador.


Se o Senhor não estivesse ao nosso lado,

Quando investiram os homens com furor,

Certamente nos teriam devorado,

Mas em Deus encontramos nosso Salvador.

Nossa alma, como um pássaro, escapou. (R)


As águas ameaçaram nos submergir,

A correnteza queria nos levar.

Por sobre nós iriam prosseguir

As águas, a nos arrastar sem cessar.

Nossa alma, como um pássaro, escapou. (R)


O laço que armaram, enfim, se partiu,

Libertos, pois, encontramos nosso lar.

Nosso auxílio vem do Senhor, que é nosso Guia,

Criador dos céus e da terra a brilhar.

Nossa alma, como um pássaro, escapou. (R)


Reflexão


O Salmo Responsorial 123(124) nos leva a refletir sobre a confiança inabalável que podemos depositar em Deus, nosso refúgio e libertador. A imagem do pássaro que escapa do laço do caçador ilustra a libertação que experimentamos quando confiamos no Senhor.

A vida muitas vezes nos coloca diante de desafios, situações em que nos sentimos enredados, presos em laços invisíveis. No entanto, ao levantarmos nossos olhos para o Senhor, percebemos que Ele está ao nosso lado, pronto para nos libertar. É a presença divina que impede que sejamos devorados pelas adversidades, oferecendo-nos uma segurança que vai além das circunstâncias.

As águas ameaçadoras representam as dificuldades que podem nos submergir. Contudo, a confiança em Deus nos assegura que essas águas não nos afogarão. O laço que nos mantinha prisioneiros se rompe, e somos libertos pela mão poderosa do Senhor.

É vital reconhecer que nosso auxílio não vem de nossas próprias forças, mas do Senhor, o Criador dos céus e da terra. Nele encontramos não apenas um libertador, mas também um guia que nos conduz com sabedoria pelos desafios da vida.

Assim, neste Salmo, somos convidados a considerar as muitas maneiras pelas quais Deus é nosso auxílio constante. Ao enfrentarmos as correntezas da vida, podemos confiar que o Senhor nos sustentará, nos libertará dos laços que nos aprisionam e nos guiará com amor e graça. Que essa reflexão nos inspire a depositar cada vez mais nossa confiança no Deus que é nosso refúgio eterno.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário