sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Salmo Responsorial: Lc 1 - 17.12.2023




R: A minha alma se alegra no meu Deus.


A minha alma engrandece ao Senhor,

E se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador,

Pois ele viu a pequenez de sua serva,

Desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.R.


O Poderoso fez por mim maravilhas,

E santo é o seu nome!

Seu amor, de geração em geração,

Chega a todos os que o respeitam.R.


De bens saciou os famintos

E despediu, sem nada, os ricos.

Acolheu Israel, seu servidor,

Fiel ao seu amor. R.


Reflexão


O Salmo Responsorial (Lucas 1) nos transporta para o cântico de Maria, conhecido como Magnificat, um hino de louvor e gratidão que ressoa através dos séculos. Essas palavras não são apenas as de uma jovem mulher grávida, mas um testemunho inspirador de fé, humildade e confiança em Deus.

"A minha alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador." Maria começa reconhecendo a grandiosidade de Deus em sua vida. Sua alma transborda de alegria, não por circunstâncias fáceis, mas por confiar no Salvador que a capacitou a enfrentar as situações desafiadoras.

"O Poderoso fez por mim maravilhas, e santo é o seu nome!" Aqui, Maria destaca a magnitude das obras divinas. O Deus poderoso realiza maravilhas na vida daqueles que O servem. A santidade do Seu nome é uma lembrança de que Ele é digno de louvor, adoração e reverência.

"Seu amor, de geração em geração, chega a todos os que o respeitam." A fidelidade de Deus atravessa o tempo. Ele é o Deus de nossos antepassados e permanece o mesmo em todas as gerações. Seu amor é constante e se estende a todos que O temem, que O respeitam.

"De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor." O Magnificat ecoa a justiça divina. Deus inverte as expectativas mundanas, saciando os famintos e humildemente acolhendo Seu povo. Sua fidelidade é manifesta no cumprimento de Suas promessas.

Esta passagem nos convida a refletir sobre nossa própria resposta à ação divina em nossas vidas. Assim como Maria reconheceu a grandeza de Deus em meio às circunstâncias desafiadoras, somos chamados a louvar, confiar e nos alegrar em Deus, independentemente das situações que enfrentamos.

Que, ao meditar nas palavras do Magnificat, possamos encontrar inspiração para confiar nas maravilhas de Deus, reconhecer Sua fidelidade de geração em geração e, como Maria, dedicar nossas vidas ao serviço fiel e humilde ao Senhor. Que o nosso louvor seja tão sincero quanto o de Maria, proclamando a grandeza do nosso Deus que realiza maravilhas em nossas vidas.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário