domingo, 3 de dezembro de 2023

Salmo Responsorial: 22(23) - 06.12.2023




R: Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.


1. O Senhor é o pastor que me conduz;

Não me falta coisa alguma.

Pelos prados e campinas verdejantes,

Ele me leva a descansar.

Para as águas repousantes me encaminha

E restaura as minhas forças. – R.


2. Ele me guia no caminho mais seguro

Pela honra do seu nome.

Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,

Nenhum mal eu temerei.

Estais comigo com bastão e com cajado,

Eles me dão a segurança! – R.


3. Preparais à minha frente uma mesa,

Bem à vista do inimigo;

Com óleo vós ungis minha cabeça,

E o meu cálice transborda. – R.


4. Felicidade e todo bem hão de seguir-me

Por toda a minha vida;

E na casa do Senhor habitarei

Pelos tempos infinitos. – R.


Reflexão


O Salmo 22(23) é uma poesia rica em imagens que nos conduz a meditar sobre a presença cuidadosa e constante do Senhor em nossas vidas. A metáfora do Senhor como pastor e nós como Suas ovelhas revela a proximidade e a guia divina que não nos abandona em nenhum momento.


Versículo 1: "O Senhor é o pastor que me conduz; Não me falta coisa alguma."

Este verso ressoa como uma promessa de plenitude na presença de Deus. Ele não apenas nos conduz, mas atende a todas as nossas necessidades. A confiança no cuidado divino nos tranquiliza nos momentos de incerteza.

Versículo 2: "Ele me guia no caminho mais seguro Pela honra do seu nome."

A confiança em Deus como guia não apenas nos conduz por caminhos seguros, mas também reflete a importância de vivermos em consonância com a vontade divina. A honra do nome de Deus é o farol que ilumina nossos passos.

Versículo 3: "Preparais à minha frente uma mesa, Bem à vista do inimigo; Com óleo vós ungis minha cabeça, E o meu cálice transborda."

A imagem de uma mesa posta diante dos inimigos é poderosa. Deus não apenas nos nutre, mas faz isso com uma demonstração pública de Sua provisão e cuidado. O óleo que unge a cabeça simboliza a consagração divina, e o cálice transbordante representa a abundância das bênçãos divinas.

Versículo 4: "Felicidade e todo bem hão de seguir-me Por toda a minha vida; E na casa do Senhor habitarei Pelos tempos infinitos."

A promessa de felicidade e bem seguir-nos é uma esperança que ultrapassa os desafios temporais. A conclusão do Salmo fala da eternidade na presença do Senhor, habitando em Sua casa para sempre. Isso não é apenas uma perspectiva futura, mas uma realidade que começa agora, enquanto vivemos em comunhão com Deus.

Que este Salmo inspire-nos a confiar na orientação divina, a reconhecer a provisão constante de Deus e a viver na esperança da eternidade em Sua presença. Que sejamos conscientes do Pastor que nos guia e nos cerca com Seu amor em todas as estações da vida. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário