sábado, 11 de novembro de 2023

Salmo Responsorial: 138(139) - 13.11.2023



R. Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!


1. Senhor, vós me sondais e conheceis, /

Sabeis quando me sento ou me levanto; /

De longe penetrais meus pensamentos, /

Percebeis quando me deito e quando eu ando, /

Os meus caminhos vos são todos conhecidos. – R.


2. A palavra nem chegou à minha língua /

E já, Senhor, a conheceis inteiramente. /

Por detrás e pela frente me envolveis; /

Pusestes sobre mim a vossa mão. /

Essa verdade é por demais maravilhosa, /

É tão sublime que não posso compreendê-la. – R.


3. Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? /

E para onde fugirei de vossa face? /

Se eu subir até os céus, ali estais; /

Se eu descer até o abismo, estais presente. – R.


4. Se a aurora me emprestar as suas asas, /

Para eu voar e habitar no fim dos mares, /

Mesmo lá vai me guiar a vossa mão /

E segurar-me com firmeza a vossa destra. – R.


Reflexão:


O Salmo 138(139) é um hino poético que revela a profunda intimidade entre o salmista e Deus. Nele, somos convidados a contemplar a onisciência e onipresença divinas, que envolvem cada aspecto de nossa existência.

1. Sondagem Divina:

"Senhor, vós me sondais e conheceis." Essas palavras ecoam como um testemunho da presença atenta de Deus em nossas vidas. Não há esconderijo onde Sua luz não alcance, nenhum pensamento que escape à Sua percepção. Deus nos conhece em nossa totalidade, com todas as nossas virtudes e fraquezas.

2. A Proximidade Constante de Deus:

"Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente." Essa afirmação enfatiza a constante proximidade de Deus. Não importa para onde vamos ou o quão profundo seja nosso desespero, Ele está lá. A presença divina não é restrita a determinados lugares, mas abrange todos os cantos da nossa existência.

3. A Maravilha da Criação:

"Essa verdade é por demais maravilhosa, é tão sublime, que não posso compreendê-la." O salmista expressa sua admiração diante do conhecimento divino. A perfeição da criação humana e a atenção meticulosa do Criador à nossa jornada despertam uma reverência que transcende a compreensão humana.

4. A Guia Divina e o Sustento:

"Mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra." Essas palavras transmitem uma imagem de conforto e segurança. Em meio às incertezas da vida, o salmista confia na orientação divina. Deus não apenas conhece, mas também guia e sustenta, segurando-nos com firmeza em cada passo da jornada.

5. O Chamado à Vida:

"Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!" Este é o apelo final, uma súplica para sermos conduzidos no caminho que leva à vida. É um reconhecimento da dependência de Deus, nosso guia e sustento, para encontrar o verdadeiro significado e propósito na existência.

Este salmo nos convida a uma profunda reflexão sobre nossa relação com Deus. Ele nos lembra de que somos completamente conhecidos e amados, que não há lugar onde a presença divina não alcance. Na confiança e entrega, encontramos não apenas compreensão, mas também a guia divina que nos conduz ao caminho da vida plena. Que este salmo inspire em nós uma consciência renovada da proximidade e amor de Deus em todas as áreas de nossas vidas.


Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário