domingo, 19 de novembro de 2023

Salmo Responsorial: 16(17) - 22.11.2023




R: Ao despertar, me saciará vossa presença, ó Senhor!


1. Ó Senhor, ouvi a minha justa causa,

Escutai-me e atendei o meu clamor!

Inclinai o vosso ouvido à minha prece,

Pois não existe falsidade nos meus lábios! – R


2. Os meus passos eu firmei na vossa estrada,

E por isso os meus pés não vacilaram.

Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis,

Inclinai o vosso ouvido e escutai-me! – R


3. Protegei-me qual dos olhos a pupila

E guardai-me à proteção de vossas asas.

E verei, justificado, a vossa face,

E, ao despertar, me saciará vossa presença. – R


Reflexão

O Salmo 16(17) é uma prece sincera e confiante dirigida ao Senhor, revelando a intimidade do salmista com Deus. Ao proclamarmos "Ao despertar, me saciará vossa presença, ó Senhor!", somos lembrados da importância de iniciar cada dia com a consciência da presença divina.

Na jornada da vida, frequentemente enfrentamos desafios que nos fazem clamar por justiça e proteção. O salmista, ao pedir para que Deus ouça a sua causa, expressa a sinceridade de seu coração diante do Altíssimo. Ele confia que sua busca pela verdade e retidão não será ignorada pelo Deus justo.

A metáfora "Os meus passos eu firmei na vossa estrada" reflete uma decisão consciente de seguir os caminhos do Senhor. Essa firmeza nos passos sugere uma vida alinhada com os princípios divinos, onde a confiança e a estabilidade são resultado da busca diligente pela vontade de Deus.

O salmo também evoca a imagem de Deus como protetor, comparando Sua guarda à proteção dos olhos e asas. Esta imagem revela a íntima relação de confiança e refúgio que podemos ter com o Criador. Assim como a pupila é protegida, somos guardados sob as asas divinas, seguro e amparado em nossa caminhada.

Ao declarar "E verei, justificado, a vossa face", o salmista expressa uma esperança profunda. Ele anseia pela experiência de estar na presença de Deus, reconhecendo que a justificação não vem apenas de suas próprias ações, mas da misericórdia divina.

Finalmente, a promessa de que, "ao despertar, me saciará vossa presença", destaca a busca constante pela saciedade espiritual. É um convite para começarmos cada manhã conscientes da presença divina, buscando a plenitude que só o Senhor pode proporcionar.

Que este Salmo Responsorial inspire-nos a iniciar cada dia com uma busca sincera pela presença de Deus, firmando nossos passos em Seus caminhos, confiando em Sua proteção e ansiando pela saciedade espiritual que só Ele pode proporcionar. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário