Responsório com o Salmo 96(97)
R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
1. O Senhor é rei: exulte a terra de alegria, /alegrem-se as ilhas numerosas./Nuvens e escuridão o envolvem, /justiça e direito são a base de seu trono./Um fogo avança à sua frente /e devora em redor seus inimigos. R.
2. Seus relâmpagos iluminam o mundo:/a terra vê e estremece./As montanhas derretem como cera/diante do Senhor, diante do Senhor de toda a terra./Os céus proclamam sua justiça/e todos os povos veem a sua glória. R.
3.São humilhados todos os que adoram imagens,/os que se vangloriam de seus ídolos./Prostram-se diante dele todos os deuses./Sião ouve e se alegra,/e as cidades de Judá exultam,/por causa de tuas sentenças, Senhor./Pois tu és, Senhor, o Altíssimo/sobre toda a terra,/és exaltado, superior a todos os deuses. R.
4. O Senhor ama os que odeiam o mal,/ele guarda as almas de seus santos, /A luz se levanta para o justo /e a alegria, para os corações retos/Alegrai-vos, justos, no Senhor/e louvai seu santo nome. R.
Reflexão:
Este salmo exalta a realeza e majestade de Deus, ressaltando sua justiça e poder sobre toda a criação. A natureza responde à sua presença com tremor e reverência, enquanto os céus proclamam sua glória e justiça. Este cenário nos convida a contemplar a grandiosidade de Deus e a reconhecer sua supremacia sobre todos os ídolos e falsos deuses. A alegria e a exultação de Sião e das cidades de Judá refletem a esperança e a segurança encontradas na justiça divina. Somos chamados a amar o bem, rejeitar o mal e viver sob a proteção de Deus, que guarda e liberta os seus. A luz e a alegria prometidas aos justos nos encorajam a permanecer firmes na fé, celebrando a santidade e a fidelidade do Senhor em nossas vidas diárias. Que possamos sempre louvá-lo e viver na alegria de sua presença.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário