terça-feira, 1 de abril de 2025

Salmo Responsorial: 105(106) - 03.04.2025

 


Responsorium inspiratum in Evangelium secundum Ioannem (5,31-47)

R. Memor esto nostri, Domine, in beneplacito populi tui: visita nos in salutari tuo. 

Lembra-te de nós, Senhor, no favor para com o teu povo; visita-nos com a tua salvação. (Salmo 105:4)

1. Patres nostri in Ægypto non intellexerunt mirabilia tua, non fuerunt memores multitudinis misericordiæ tuæ. (Nossos pais no Egito não compreenderam as tuas maravilhas, não se lembraram da multidão da tua misericórdia.) (Salmo 105:7)

2. Velociter obliti sunt operum ejus, non sustinuerunt consilium ejus. (Depressa esqueceram as suas obras, não esperaram pelo seu conselho.) (Salmo 105:13)

3. Obliti sunt Dei, qui salvavit eos, qui fecit magnalia in Ægypto. (Esqueceram-se de Deus, que os salvou, que fez maravilhas no Egito.) (Salmo 105:21)

4. Et dixit ut disperderet eos, nisi Moyses, electus ejus, stetisset in confractione in conspectu ejus, ut averteret iram ejus, ne disperderet eos. (E disse que os destruiria, se Moisés, seu escolhido, não tivesse permanecido firme diante dele, para desviar a sua ira e impedir que os exterminasse.) (Salmo 105:23)

Reflexão:

A humanidade frequentemente se esquece da verdade que lhe foi dada, substituindo-a por imagens e concepções próprias, incapazes de abarcar a plenitude do real. Jesus adverte que as Escrituras não são um fim em si mesmas, mas um testemunho que conduz à Vida. O perigo está em se apegar às formas e perder a substância, em ver a letra e ignorar o Espírito. Deus não se impõe pela força, mas chama à compreensão e à adesão livre. A salvação não é um decreto arbitrário, mas a comunhão com a Verdade, que só pode ser encontrada por aqueles que não se fecham à luz.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário