domingo, 17 de dezembro de 2023

Salmo Responsorial: 70(71) - 19.12.2023




R.: Minha boca se encha de louvor, / para que eu cante vossa glória.


1.Sede uma rocha protetora para mim,

um abrigo bem seguro que me salve!

Porque sois a minha força e meu amparo,

o meu refúgio, proteção e segurança!

Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio. – R.


2.Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,

em vós confio desde a minha juventude!

Sois meu apoio desde antes que eu nascesse,

desde o seio maternal, o meu amparo. – R.


3.Cantarei vossos portentos, ó Senhor,

lembrarei vossa justiça sem igual!

Vós me ensinastes desde a minha juventude,

e até hoje canto as vossas maravilhas. – R.


Reflexão


No Salmo Responsorial 70(71), encontramos a expressão profunda do relacionamento entre o salmista e Deus. O salmo é uma prece fervorosa, uma busca pela proteção e refúgio do Senhor em meio às adversidades da vida.

Minha boca se encha de louvor, para que eu cante vossa glória. Essas palavras refletem a intenção do salmista em dedicar sua vida a louvar a Deus, reconhecendo que é Ele quem proporciona refúgio e força em momentos difíceis.

Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! O salmista reconhece a onipotência de Deus como sua rocha protetora, seu abrigo seguro. Em um mundo cheio de incertezas, o Senhor é a fonte constante de força e amparo.

Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio. Esta súplica revela a consciência do salmista de sua vulnerabilidade diante do mal. A busca por libertação das mãos dos ímpios é também um clamor por justiça divina e livramento das influências negativas.

Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Aqui, o salmista destaca a relação de confiança construída ao longo do tempo. Desde a juventude até a maturidade, a esperança depositada em Deus permanece inabalável.

Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo. Esta expressão poética nos lembra que a presença de Deus não é condicional; ela acompanha o ser humano desde o início, desde o ventre materno, revelando um cuidado divino desde os primeiros momentos da existência.

Cantarei vossos portentos, ó Senhor, lembrarei vossa justiça sem igual! O salmista compromete-se a celebrar as maravilhas de Deus e recordar Sua justiça incomparável. Essa promessa de gratidão é uma resposta à fidelidade divina ao longo da vida.

Este salmo ressoa ao longo dos tempos como um convite à confiança inabalável em Deus, nossa rocha e refúgio. Que, diante dos desafios, possamos também elevar nossa voz em louvor, lembrando-nos constantemente da segurança encontrada na presença do Senhor. Que as palavras deste salmo inspirem-nos a viver uma vida de confiança, gratidão e louvor ao Deus que é nosso amparo constante. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário