quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Salmo Responsorial: 1Sm 2 - 22.12.2023


Responsório: Salmo 1Sm 2


Ref.: Meu coração exultou no meu Senhor, salvador.


1.Exulta no Senhor meu coração,

e se eleva a minha fronte no meu Deus.

Minha boca desafia os meus rivais,

porque me alegro com a vossa salvação. – R.


2.O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado,

mas os fracos se vestiram de vigor.

Os saciados se empregaram por um pão,

mas os pobres e os famintos se fartaram.

Muitas vezes deu à luz a que era estéril,

mas a mãe de muitos filhos definhou. – R.


3.É o Senhor quem dá a morte e dá a vida,

faz descer à sepultura e faz voltar;

é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico,

é o Senhor quem nos humilha e nos exalta. – R.


4.O Senhor ergue do pó o homem fraco,

e do lixo ele retira o indigente,

para fazê-los assentar-se com os nobres

num lugar de muita honra e distinção. – R.


Reflexão


O Responsório baseado no Salmo 1Sm 2 nos convida a refletir sobre a grandeza e a justiça de Deus, manifestadas em Seu poder de transformação e na inversão de valores que frequentemente observamos na sociedade.

Alegria na Salvação:

O refrão que repete "Meu coração exultou no meu Senhor, salvador" é uma celebração da alegria que brota do encontro com Deus. É uma exultação não apenas por bênçãos pessoais, mas pela salvação que Deus proporciona a todos os Seus filhos. Essa alegria é profunda e transcende as circunstâncias temporais.

A Justiça Redentora de Deus:

Os versículos do Salmo narram ações redentoras de Deus. Ele quebra os arcos dos fortes e fortalece os fracos, satisfaz os famintos e enfraquece os saciados. Essa inversão de papéis destaca a justiça e a misericórdia de Deus, que levanta os humildes e desafia os poderosos. A justiça divina opera de maneira que vai além das expectativas humanas.

O Equilíbrio Divino na Vida:

A terceira estrofe reconhece que é o Senhor quem dá a vida e a morte, quem faz alguém ser rico ou pobre. Essa compreensão nos lembra que a vida está nas mãos de Deus, e Ele tem um propósito mesmo nas situações mais difíceis. A justiça divina está além da nossa compreensão limitada, e a confiança nesse equilíbrio divino traz paz ao coração.

A Exaltação dos Humildes:

O trecho final enfatiza a exaltação dos humildes. Deus ergue os necessitados do pó, retirando-os da condição mais baixa e os colocando em um lugar de honra e distinção. Essa exaltação não é baseada em méritos humanos, mas na graça divina que se manifesta na vida daqueles que confiam e se submetem ao Senhor.

Ao refletirmos sobre esse responsório, somos desafiados a exultar no Senhor, a celebrar Sua justiça redentora e a confiar em Seu equilíbrio divino em nossas vidas. Que possamos encontrar alegria na salvação que Ele oferece e viver em resposta à Sua graça transformadora.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário