quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Salmo Responsorial: 95(96) - 29.12.2023




R: O céu se rejubile e exulte a terra!


1.Cantai ao Senhor Deus um canto novo,

Cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!

Cantai e bendizei seu santo nome! – R.


2.Dia após dia anunciai sua salvação,

Manifestai a sua glória entre as nações

E, entre os povos do universo, seus prodígios! – R.


3.Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus:

Diante dele vão a glória e a majestade,

E o seu templo, que beleza e esplendor! – R.


Reflexão


O Salmo Responsorial 95(96) é uma expressão de louvor e adoração a Deus, convidando toda a terra a entoar um "canto novo" em honra ao Senhor. Cada versículo deste salmo ressoa com a alegria da criação diante da majestade divina.

No primeiro verso, somos instigados a cantar ao Senhor um "canto novo". Esse apelo à novidade sugere uma contínua renovação em nossa relação com Deus. Cada dia é uma oportunidade para expressar de maneira fresca e renovada nossa gratidão e louvor ao Criador.

O segundo verso destaca a responsabilidade de anunciar a salvação do Senhor dia após dia. Não é apenas uma tarefa para um momento específico, mas uma chamada contínua para proclamar as maravilhas de Deus entre as nações. Esta é uma lembrança de que a missão de testemunhar a salvação é uma jornada diária e constante.

O terceiro verso nos lembra que foi o Senhor quem fez os céus, e diante d'Ele resplandece a glória e a majestade. Isso nos convida a contemplar a grandiosidade da criação e a reconhecer a soberania de Deus sobre tudo. O templo é mencionado como símbolo de beleza e esplendor, representando o lugar onde a presença divina se manifesta.

Essa reflexão nos desafia a viver uma espiritualidade que vai além de práticas mecânicas. Somos chamados a trazer a novidade do nosso amor e louvor a Deus a cada dia, a proclamar a salvação a todos que nos rodeiam e a reconhecer a grandeza do Senhor como Criador e Sustentador de todas as coisas.

Que este salmo inspire em nós um compromisso renovado de adoração, serviço e testemunho, reconhecendo que, em Deus, encontramos a fonte da verdadeira alegria e da beleza que resplandece em nossa vida diária. Que o céu se rejubile, e a terra exulte na contínua celebração da grandeza e bondade do nosso Deus.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário