Responsório com Deuteronômio 32
Resposta:
Grande é o Senhor, e em Suas mãos estão os destinos de todas as nações.
Versículos:
1 - “Porque o Senhor fará justiça ao seu povo, e se arrependerá pelos seus servos, quando vir que o poder deles se foi, e que não há ninguém que reste, nem escravo, nem livre.” (Deuteronômio 32:36)
2 - “Vede agora que Eu, Eu o sou, e que não há outro deus além de Mim; Eu mato e Eu faço viver; Eu firo e Eu saro, e não há quem possa livrar da Minha mão.” (Deuteronômio 32:39)
3 - “Porque o Senhor fará justiça ao seu povo e pelos seus servos terá compaixão, quando vir que seu poder se foi e não há mais nem escravo nem livre.” (Deuteronômio 32:43)
4 - “E dirão: Onde estão os seus deuses, a rocha em que confiavam?” (Deuteronômio 32:37)
Reflexão:
Este responsório ecoa o Evangelho de Mateus 19,23-30, mostrando a justiça divina que se manifesta quando os poderes humanos falham. O orgulho humano, representado pela confiança nas riquezas, se dissolve diante da verdade maior de que somente Deus é o verdadeiro sustentador da vida. A justiça e a compaixão de Deus, descritas em Deuteronômio, lembram-nos de que o poder que confiamos na Terra é efêmero e limitado. Somente a confiança em Deus, que faz o impossível se tornar possível, nos abre as portas para o Reino dos Céus. A nossa verdadeira força não está na acumulação de bens materiais, mas na nossa disposição em nos render ao fluxo do amor divino que guia o destino de toda a criação.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário