segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Salmo Responsorial: 22(23) - 22.02.2024


Responsorial: 22(23)


R. O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.


Verso 1:

O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma.

Pelos prados e campinas verdejantes, ele me leva a descansar.

Para as águas repousantes me encaminha e restaura as minhas forças. R


Verso 2:

Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome.

Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei.

Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança! R


Verso 3:

Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo;

com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda. R


Verso 4:

Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida;

e na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos. R


Reflexão:


O Salmo 22(23) é uma expressão poética da confiança profunda no cuidado providencial de Deus. Cada verso nos lembra do amor e da fidelidade do Senhor, que é comparado a um pastor que guia e protege suas ovelhas. Nesta reflexão, somos convidados a contemplar a imagem reconfortante de Deus como nosso pastor, que supre todas as nossas necessidades e nos leva a lugares de paz e descanso.

O Senhor não apenas nos guia pelos caminhos seguros da vida, mas também nos sustenta nos momentos de dificuldade e escuridão. Mesmo nos vales tenebrosos, podemos confiar em sua presença reconfortante, pois Ele está sempre conosco, pronto para nos proteger e nos fortalecer.

Além disso, o Salmo nos lembra da generosidade abundante de Deus, que prepara uma mesa diante de nós, mesmo na presença de nossos inimigos. Ele nos unge com óleo, um símbolo de bênção e consolação, e nosso cálice transborda de graça e misericórdia.

Diante de tal amor incondicional, somos convidados a viver em constante gratidão e confiança, sabendo que a felicidade e a bondade seguirão aqueles que confiam no Senhor. Que possamos, como o salmista, encontrar nossa morada na casa do Senhor para todo o sempre, confiantes em sua providência e cuidado constante em nossas vidas.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário