terça-feira, 26 de setembro de 2023

Salmo Responsorial: 137(138) - 29.09.2023




Sacerdote ou Líder: Ó Senhor, de coração eu vos dou graças.


Comunidade: Ó Senhor, de coração eu vos dou graças.


Sacerdote ou Líder: Porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.


Comunidade: Ó Senhor, de coração eu vos dou graças.


Sacerdote ou Líder: Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.


Comunidade: Ó Senhor, de coração eu vos dou graças.


Sacerdote ou Líder: Os reis de toda a terra hão de louvar-vos quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: "Como a glória do Senhor é grandiosa!"


Comunidade: Ó Senhor, de coração eu vos dou graças.


REFLEXÃO

O Salmo 137(138) é uma expressão profunda de gratidão e louvor a Deus. Ele nos convida a refletir sobre a importância da gratidão em nossas vidas e sobre como Deus responde às nossas orações.


O salmista começa expressando sua gratidão a Deus "de coração", o que significa que sua gratidão é genuína e profunda, não apenas superficial. Ele reconhece que Deus ouviu as palavras de seus lábios, ou seja, Deus está atento às nossas orações e às palavras que proferimos em nossa relação com Ele.


Uma das partes mais tocantes deste salmo é quando o salmista agradece a Deus por Sua fidelidade e verdade. Ele reconhece que Deus fez "muito mais que prometeu". Isso nos lembra que Deus é um Deus de graça abundante, que muitas vezes nos abençoa além das nossas expectativas e merecimentos. Ele não apenas cumpre Suas promessas, mas as supera com Seu amor incondicional.


O salmista também compartilha a experiência de ter clamado a Deus, e Deus ter escutado e fortalecido sua alma. Isso nos lembra que Deus é nosso refúgio e fortaleza nas dificuldades da vida. Quando clamamos a Ele com sinceridade, Ele nos ouve e nos dá a força para enfrentar os desafios que encontramos.


A última parte do salmo destaca que a glória do Senhor é grandiosa e que Seus caminhos são dignos de louvor. Isso nos convida a reconhecer a grandeza de Deus e a compartilhar com os outros as maravilhas que Ele realiza em nossas vidas.


Em resumo, o Salmo 137(138) nos lembra da importância da gratidão a Deus por Sua fidelidade e graça abundante. Ele nos encoraja a confiar em Deus em momentos de dificuldade e a reconhecer Sua grandeza em nossas vidas. Que possamos seguir o exemplo do salmista e louvar a Deus de todo o coração, reconhecendo Sua bondade e amor em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário