terça-feira, 5 de setembro de 2023

Salmo Responsorial: 70(71); 12(13) - 08.09.2023





"Na humildade da oração, encontramos a força da confiança em Deus, que nunca se afasta de nós, sempre pronto a socorrer."

1. Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, † desde o seio maternal, o meu amparo: / para vós o meu louvor eternamente! – R.


2. Uma vez que confiei no vosso amor, † meu coração, por vosso auxílio, rejubile, / e que eu vos cante pelo bem que me fizestes! – R.


REFLEXÃO

O Salmo Responsorial 70 (ou 71), versículo 12 (ou 13), nos oferece uma oportunidade de reflexão sobre temas importantes da fé e da confiança em Deus. Vamos explorar esse versículo e suas implicações:


"Ó Deus, não fiques longe de mim; meu Deus, apressa-te a socorrer-me!"


1. A Busca da Presença de Deus:

Este versículo começa com uma oração sincera e profunda. O salmista clama a Deus para que Ele não se afaste, para que Sua presença esteja próxima. Esse desejo de proximidade com Deus é uma característica fundamental da vida espiritual. Muitas vezes, enfrentamos desafios e momentos difíceis em nossas vidas, e é natural buscar o consolo e a orientação divina.


2. A Importância da Confiança:

A segunda parte do versículo reflete a confiança do salmista em Deus. Ele não apenas pede a presença de Deus, mas também confia que Deus se apressará em socorrê-lo. Essa confiança é uma qualidade essencial da fé. Ela nos lembra que, mesmo quando enfrentamos dificuldades, podemos confiar que Deus está conosco e agirá em nosso favor.


3. A Relação Pessoal com Deus:

Esse versículo também ressalta a natureza pessoal da relação entre o salmista e Deus. Ele se dirige a Deus como "meu Deus", o que mostra um relacionamento íntimo e pessoal. Isso nos lembra que nossa fé não é apenas uma crença abstrata, mas uma relação viva e pessoal com o Deus que nos ama e cuida de nós individualmente.


4. A Oração como Expressão de Dependência:

A oração presente neste versículo é uma expressão da dependência do salmista em Deus. Ele reconhece que precisa da ajuda divina e que sua própria força é insuficiente. Isso nos ensina que a oração é um ato de humildade, onde reconhecemos nossa fragilidade e confiamos na força de Deus.


5. Aplicação em Nossa Vida:

Podemos aplicar essa passagem às nossas próprias vidas, especialmente quando enfrentamos momentos desafiadores. Devemos lembrar que podemos buscar a presença de Deus em nossas orações, confiando que Ele está conosco e que agirá em nosso favor. Isso nos encoraja a não desistir em tempos de dificuldade, mas a continuar a orar e confiar na providência divina.


Em resumo, o Salmo Responsorial 70 (71), versículo 12 (13), nos convida a buscar a presença de Deus, confiar em Sua ajuda, e manter uma relação pessoal e dependente com Ele. É um lembrete poderoso de que, em meio às lutas da vida, podemos encontrar refúgio na presença de nosso Deus que está sempre pronto para socorrer-nos.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia



Nenhum comentário:

Postar um comentário