domingo, 7 de janeiro de 2024

Salmo Responsorial: 1Sm 2 - 09.01.2024



Responsório: Salmo 1Sm 2


R:.Meu coração se alegrou em Deus, meu salvador.


Exulta no Senhor meu coração,

Minha fronte eleva ao meu Deus;

Desafio meus rivais com gratidão,

Pois me alegro na tua salvação. - R.


O arco dos fortes se quebrantou,

Mas os fracos revestiram-se de vigor.

Saciados empregam-se por pão,

Enquanto pobres e famintos se fartam. - R.


O Senhor dá a morte e a vida,

À sepultura faz descer e voltar.

Ele faz o pobre e enriquece o rico,

Humilha e exalta com divino olhar. - R.


Do pó, o Senhor ergue o homem frágil,

Retira o indigente do lixo com amor.

Assenta-os com nobres em alta distinção,

No trono da honra, lugar de exaltação. - R.


Reflexão

Neste salmo, somos conduzidos a um cântico de profunda gratidão e reconhecimento pela grandiosidade de Deus em sua ação redentora. As palavras ressoam com alegria e reverência, revelando um coração que se deleita na presença do Senhor, nosso Salvador.

A alegria proclamada no refrão, "Meu coração se alegrou em Deus, meu salvador", ecoa a experiência transformadora que a presença divina traz às vidas. O motivo dessa alegria não é apenas circunstancial, mas está enraizado na salvação que Deus proporciona.

A narrativa do salmo destaca a inversão de situações: a queda dos fortes e a fortificação dos fracos. Os versículos destacam como os necessitados são saciados, enquanto aqueles que antes se empregavam por pão agora conhecem a plenitude. Isso reflete a justiça e a misericórdia divinas, que redefinem as expectativas humanas.

A compreensão de que é o Senhor quem dá vida e morte, quem humilha e exalta, nos convida à humildade diante de Sua soberania. O reconhecimento de que Deus é o artífice da existência e do destino nos impele a depositar confiança inabalável em Suas mãos compassivas.

A imagem do Senhor erguendo o homem frágil do pó e retirando o indigente do lixo ressoa como uma promessa de restauração e dignidade para todos os que confiam nele. Deus não apenas nos redime de nossas aflições, mas nos eleva a um lugar de honra e distinção.

Que este salmo inspire nossos corações a se regozijarem na presença do Deus salvador, a confiar em Sua sabedoria soberana e a viver em resposta à Sua graça transformadora. Que nossas vidas testemunhem a grandeza daquele que levanta os humildes e exalta os necessitados. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário