quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Salmo Responsorial: 50(51) - 27.01.2024



R: Criai em mim um coração que seja puro!


1.Criai em mim um coração que seja puro,

Dai-me de novo um espírito decidido.

Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,

Nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!R.


2.Dai-me de novo a alegria de ser salvo,

E confirmai-me com espírito generoso!

Ensinarei vosso caminho aos pecadores,

E para vós se voltarão os transviados.R.


3.Da morte como pena, libertai-me,

E minha língua exaltará vossa justiça!

Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,

E minha boca anunciará vosso louvor!R.


Reflexão:


Este salmo, atribuído ao rei Davi após seu arrependimento pela transgressão com Betsabé, expressa um profundo anseio por purificação e restauração diante de Deus. "Criai em mim um coração que seja puro" é um clamor que ecoa através das eras, ressoando em nossas próprias almas.

A busca por um coração puro é mais do que uma aspiração moral; é um reconhecimento da nossa necessidade de transformação interior. A sinceridade dessa súplica reflete a consciência do salmista de que somente Deus pode realizar essa mudança profunda.

O coro que responde, "Criai em mim um coração que seja puro," ecoa não apenas como uma petição individual, mas como um apelo coletivo da humanidade em busca da misericórdia divina. A pureza de coração não é apenas uma condição, mas um presente de Deus que, quando recebido, capacita-nos a viver em retidão diante d'Ele.

Que este salmo ressoe em nossos corações, lembrando-nos de nossa constante necessidade de renovação espiritual. Que busquemos, como o salmista, a restauração e a alegria da salvação que vêm quando nos entregamos a Deus de todo o coração. Que nossos lábios, uma vez libertos da culpa, se abram para proclamar a justiça divina e celebrar o louvor ao nosso Deus redentor. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário