domingo, 28 de janeiro de 2024

Salmo Responsorial: 85(86) - 30.01.2024




Responsório - Salmo 85(86)


R. Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!


1.Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido,

escutai, pois sou pobre e infeliz!

Protegei-me, que sou vosso amigo,

e salvai vosso servo, meu Deus,

que espera e confia em vós! – R.


2.Piedade de mim, ó Senhor,

porque clamo por vós todo o dia!

Animai e alegrai vosso servo,

pois a vós eu elevo a minha alma. – R.


3.Ó Senhor, vós sois bom e clemente,

sois perdão para quem vos invoca.

Escutai, ó Senhor, minha prece,

o lamento da minha oração! – R.


Reflexão:


Este Salmo nos convida a uma profunda comunhão com Deus, expressando a confiança e a dependência do salmista no Senhor. No coração da oração, encontramos a humilde súplica: "Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!" Essas palavras ecoam a nossa necessidade constante da presença e resposta do Deus misericordioso.

A relação entre a fragilidade humana e a bondade divina é pintada com cores vibrantes neste Salmo. O salmista, consciente de sua condição de pobreza e infelicidade, clama por proteção e salvação. Aqui, somos lembrados de que, em nossa vulnerabilidade, Deus é nosso verdadeiro refúgio e guardião.

O salmista proclama: "Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo o dia!" Este é um chamado incessante, uma oração contínua que reconhece a necessidade de Deus em todas as circunstâncias da vida. A alegria e o ânimo que o salmista busca vêm da confiança inabalável depositada no Senhor.

Finalmente, a reflexão profunda sobre a bondade e clemência de Deus nos leva a uma atitude de invocação sincera. Deus é aquele que perdoa e escuta a prece do coração contrito. Neste Salmo, encontramos a certeza de que, ao clamarmos ao Senhor, Ele não apenas nos ouve, mas também é pleno em piedade, respondendo-nos com amor e graça.

Que este Salmo inspire em nós uma oração constante, confiante na resposta de um Deus que inclina Seu ouvido misericordioso para atender às nossas necessidades. Que a certeza da presença divina nos encha de alegria e esperança, mesmo nos momentos de aflição. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário