quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Salmo Responsorial: 118(119) - 03.02.2024




Responsório: Salmo 118(119)


R: Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!


1.Como um jovem poderá ter vida pura?

Observando, ó Senhor, vossa palavra.R.


2.De todo o coração eu vos procuro,

não deixeis que eu abandone a vossa lei!.R.


3.Conservei no coração vossas palavras,

a fim de que eu não peque contra vós.R.


4.Ó Senhor, vós sois bendito para sempre;

os vossos mandamentos ensinai-me!.R.


5.Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero

os decretos que ditou a vossa boca.R.


6.Seguindo vossa lei, me rejubilo

muito mais do que em todas as riquezas.R.


Reflexão:


Neste Salmo, mergulhamos na profunda aspiração do salmista em buscar a pureza de vida através da observância dos mandamentos divinos. A oração ressoa como um pedido sincero de orientação, um anseio por viver de acordo com a vontade de Deus.

A busca fervorosa do salmista é evidente ao clamar ao Senhor para que o ensine em Seus mandamentos. Este desejo revela não apenas um anseio por conhecimento, mas uma disposição de obedecer e seguir a Palavra de Deus.

A frase "Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero os decretos que ditou a vossa boca" destaca a importância da confissão verbal da Palavra de Deus. Ao expressarmos e meditarmos nos ensinamentos divinos, fortalecemos nossa conexão com Ele.

A última estrofe destaca a alegria encontrada ao seguir a lei de Deus, uma alegria que transcende as riquezas materiais. Isso nos convida a refletir sobre onde buscamos verdadeira felicidade e plenitude.

Que, ao recitarmos e meditarmos neste Salmo, possamos ser inspirados a buscar a pureza de coração, a obediência aos mandamentos divinos e encontrar alegria duradoura em seguir a vontade de nosso Deus fiel. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário