sábado, 17 de fevereiro de 2024

Salmo Responsorial: 50(51) - 21,02.2024


R. - Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!


Versículo 1:

Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!

Na imensidão de vosso amor, purificai-me!

Lavai-me todo inteiro do pecado

e apagai completamente a minha culpa! - R


Versículo 2:

Criai em mim um coração que seja puro,

dai-me de novo um espírito decidido.

Ó Senhor, não me afasteis de vossa face

nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! - R


Versículo 3:

Pois não são de vosso agrado os sacrifícios,

e, se oferto um holocausto, o rejeitais.

Meu sacrifício é minha alma penitente,

não desprezeis um coração arrependido! - R


Reflexão:

O Salmo Responsorial 50(51) é uma poderosa oração de arrependimento e súplica pela misericórdia de Deus. Nele, o salmista clama por purificação e renovação espiritual, reconhecendo sua própria culpa diante do Senhor. Essa passagem nos lembra da importância do arrependimento sincero em nossa vida espiritual.

Cada verso deste Salmo ressoa com a necessidade de um coração humilde e contrito diante de Deus. Devemos nos voltar para Ele em busca de purificação, reconhecendo nossos pecados e pedindo a Sua misericórdia. O salmista expressa seu desejo por um coração puro e um espírito renovado, mostrando sua disposição em se reconciliar com Deus.

A última estrofe, "Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!", destaca a verdadeira essência da adoração a Deus. Mais do que rituais externos ou ofertas materiais, o Senhor valoriza um coração quebrantado e arrependido. Que possamos seguir o exemplo do salmista, buscando constantemente a purificação interior e a renovação espiritual, confiando na infinita misericórdia de Deus para nos perdoar e nos transformar conforme Sua vontade.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário