sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Salmo Responsorial: 31(32) - 11.02.2024




R.: Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.


1. Feliz o homem que foi perdoado 

e cuja falta já foi encoberta! 

Feliz o homem a quem o Senhor † não olha mais como sendo culpado / e em cuja alma não há falsidade! – R.


2. Eu confessei, afinal, meu pecado 

e minha falta vos fiz conhecer. 

Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” 

E perdoastes, Senhor, minha falta. – R.


3. Regozijai-vos, ó justos, em Deus † 

e no Senhor exultai de alegria! 

Corações retos, cantai jubilosos! – R.


Reflexão:


Neste Salmo, encontramos uma profunda expressão de gratidão pelo perdão de Deus. O salmista reconhece a felicidade daquele que recebe o perdão divino, que é capaz de encobrir as faltas e não mais considerar o homem culpado. Essa experiência de perdão traz alegria e segurança, pois o Senhor se torna um refúgio para a alma.

O salmista relata sua própria experiência de arrependimento e confissão diante de Deus. Ele reconhece seus pecados e, ao fazê-lo, recebe o perdão misericordioso do Senhor. Essa confissão sincera e humilde é o caminho para a restauração e a paz interior.

Diante do perdão divino, o salmista exorta os justos a se regozijarem e a exultarem de alegria. O perdão de Deus não apenas restaura a relação entre o homem e o Criador, mas também enche o coração dos fiéis de uma alegria profunda e duradoura.

Que possamos nos inspirar na experiência do salmista e buscar o perdão de Deus com sinceridade e humildade. Que possamos encontrar nele nossa alegria e refúgio, e que nosso coração transborde de gratidão por sua misericórdia infinita.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário