domingo, 14 de janeiro de 2024

Salmo Responsorial: 88(89) - 16.01.2024




Ref.: Ó Senhor, eu cantarei eternamente vossa misericórdia!


1.Eu cantarei eternamente o amor do Senhor,

anunciarei sua fidelidade, por todas as gerações.

Com meu eleito, firmei uma aliança,

a Davi, meu servo, jurei estabilidade.-R.


2.Para sempre, eu garantirei tua descendência,

de geração em geração,

manterei teu trono inabalável.

Os céus proclamam vossa maravilha, Senhor,

e a assembleia dos santos vos louva sem cessar.-R.


3.Encontramos Davi, nosso servo,

e o ungimos com óleo consagrado.

Minha fidelidade e meu amor estarão sempre com ele,

e em meu nome sua fronte será exaltada.-R.


4.Guardarei sua descendência eternamente,

e seu trono será firme como os céus.

Mas se seus filhos abandonarem minha lei,

se não seguirem meus preceitos,-R.


5.Se violarem minhas ordens

e não observarem meus mandamentos,

eu lhes infligirei castigos por sua culpa,

e os castigarei por suas transgressões.-R.


Reflexão


O Salmo Responsorial 88(89) ressoa com a promessa inabalável do amor e fidelidade divinos ao longo das gerações. Ao entoarmos estas palavras, somos convidados a refletir sobre a natureza constante da misericórdia de Deus e Sua aliança fiel conosco.

Na primeira estrofe, somos levados a declarar que cantaremos eternamente o amor do Senhor. Esta é uma afirmação poderosa, uma decisão de alinhar nossos corações com a gratidão perpétua diante da misericórdia divina. O salmista nos lembra que a fidelidade de Deus transcende as limitações do tempo; é uma aliança eterna que se estende de geração em geração.

A narrativa histórica presente no salmo, mencionando a aliança com Davi, nos convida a considerar como Deus escolheu um simples pastor para ser rei e fez uma promessa duradoura. Isso ressalta que as escolhas de Deus muitas vezes surpreendem e vão além das expectativas humanas. Ele olha para além das aparências, focando no coração e na disposição de Seus servos.

No entanto, o salmo também destaca a responsabilidade que acompanha a aliança. Deus promete manter o trono de Davi, mas há uma condição: que seus descendentes sigam os preceitos divinos. Isso nos leva a refletir sobre nossa própria responsabilidade em relação ao cumprimento dos mandamentos de Deus em nossa vida diária.

O Salmo Responsorial 88(89) é, portanto, mais do que uma declaração de louvor; é um convite à reflexão profunda sobre a reciprocidade na relação entre Deus e Seu povo. Como aqueles que buscam seguir os caminhos do Senhor, somos chamados a reconhecer e celebrar Sua fidelidade eterna, mas também a responder com compromisso e obediência aos Seus ensinamentos.

Que este salmo ressoe em nossos corações, inspirando-nos a viver de maneira que honre a aliança divina, sempre confiantes na promessa de um amor que perdura para sempre. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário