segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Salmo Responsorial: 143(144) - 17.01.2024




R.Bendito seja o Senhor, meu rochedo!


1. Bendito seja o Senhor, meu rochedo, † que adestrou minhas mãos para a luta / e os meus dedos treinou para a guerra! – R.


2. Ele é meu amor, meu refúgio, / libertador, fortaleza e abrigo; / é meu escudo: é nele que espero, / ele submete as nações a meus pés. – R.


3. Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, / nas dez cordas da harpa louvar-vos, / a vós que dais a vitória aos reis / e salvais vosso servo Davi. – R.


Salmo Responsorial: 143(144)


R: Bendito seja o Senhor, meu rochedo!


Bendito seja o Senhor, meu rochedo,

que adestrou minhas mãos para a luta,

e os meus dedos treinou para a guerra!


Ele é meu amor, meu refúgio,

libertador, fortaleza e abrigo;

é meu escudo: é nele que espero,

ele submete as nações a meus pés.


Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos,

nas dez cordas da harpa louvar-vos,

a vós que dais a vitória aos reis

e salvais vosso servo Davi.


Reflexão


Este salmo, marcado pela gratidão e pela confiança em Deus como rochedo e refúgio, ressoa como um testemunho de fé e dependência divina. Nele, encontramos uma expressão sincera de louvor ao Senhor, reconhecendo Sua intervenção nas batalhas da vida.

Bendito seja o Senhor, meu rochedo:

Ao se referir a Deus como rochedo, o salmista destaca a solidez e estabilidade que encontramos na presença do Altíssimo. Em meio às lutas e desafios, podemos ancorar nossa confiança no Deus que é inabalável, um alicerce firme que sustenta nossa caminhada.

Ele é meu amor, meu refúgio:

O salmo ressalta a relação íntima entre o salmista e Deus. É um relacionamento de amor e confiança, onde o Senhor se torna o refúgio seguro em tempos de adversidade. Em Deus, encontramos não apenas proteção, mas também um amor que nos envolve e nos sustenta.

Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos:

A gratidão transborda no desejo de entoar um canto novo ao Senhor. Este é um chamado para uma adoração renovada, uma resposta à fidelidade divina. Cada experiência de vitória e livramento é motivo para elevarmos louvores, reconhecendo a mão de Deus agindo em nossa vida.

Vós que dais a vitória aos reis:

O salmo reconhece a soberania divina sobre os destinos humanos. Deus não apenas é o nosso refúgio, mas também aquele que concede vitória. Sejam as batalhas físicas ou espirituais, é em Deus que encontramos a fonte de triunfo, e nossa confiança deve permanecer Nele.

Salvais vosso servo Davi:

A menção a Davi conecta-nos com a história bíblica, recordando como Deus interveio em situações aparentemente impossíveis. A trajetória do rei Davi é um testemunho de como a confiança em Deus transforma o ordinário em extraordinário, o fraco em forte.

Este salmo nos convida a refletir sobre a nossa própria jornada. Em meio aos desafios, podemos encontrar em Deus o nosso rochedo, refúgio e fonte de vitória. Que a nossa resposta seja um canto novo de louvor, uma expressão constante de confiança naquele que é digno de toda adoração. Que, assim como Davi, possamos reconhecer a intervenção divina em nossas vidas, permitindo que a gratidão transborde em nossas canções e ações diárias. Bendito seja o Senhor, nosso rochedo e libertador!

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário