quinta-feira, 11 de abril de 2024

Salmo Responsorial: 118(119) - 15.04.2024




R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.


1. Que os poderosos reunidos me condenem; 

o que me importa é o vosso julgamento! 

Minha alegria é a vossa Aliança, 

meus conselheiros são os vossos mandamentos. – R.


2. Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, 

ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade! 

Fazei-me conhecer vossos caminhos 

e então meditarei vossos prodígios! – R.


3. Afastai-me do caminho da mentira 

e dai-me a vossa lei como um presente! 

Escolhi seguir a trilha da verdade, 

diante de mim eu coloquei vossos preceitos. – R.


Reflexão


Este Salmo Responsorial, o 118(119), é uma rica fonte de reflexão sobre a importância da lei do Senhor em nossas vidas. 

A primeira estrofe nos lembra que, mesmo diante da condenação dos poderosos deste mundo, nossa verdadeira alegria está na Aliança com Deus e em seus mandamentos. Nossa felicidade não está condicionada ao que o mundo nos oferece, mas sim à nossa comunhão com o Senhor e à obediência aos seus preceitos.

Na segunda estrofe, vemos o salmista expressar sua confiança na resposta de Deus às suas preces. Ele anseia por conhecer a vontade divina e seguir os caminhos do Senhor. Esta é uma oração de busca pela sabedoria e orientação de Deus em meio às dificuldades da vida.

Por fim, na terceira estrofe, o salmista expressa seu desejo sincero de afastar-se do caminho da mentira e abraçar a lei de Deus como um presente precioso. Ele reconhece a importância de seguir a trilha da verdade e coloca os preceitos divinos como guias para sua jornada.

Em suma, este Salmo nos lembra da necessidade de buscarmos constantemente a vontade de Deus em nossas vidas. Nossa felicidade verdadeira está em viver de acordo com seus ensinamentos e em nos mantermos firmes na verdade, mesmo diante das adversidades. Que possamos, como o salmista, encontrar nossa alegria na Aliança com o Senhor e seguir seus caminhos com confiança e devoção.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário