sexta-feira, 12 de abril de 2024

Salmo Responsorial: 30(31) - 16.04.2024




R. Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.


1. Sede uma rocha protetora para mim, 

um abrigo bem seguro que me salve! 

Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; 

por vossa honra, orientai-me e conduzi-me! – R.


2. Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, 

porque vós me salvareis, ó Deus fiel! 

Quanto a mim, é ao Senhor que me confio, 

vosso amor me faz saltar de alegria. – R.


3. Mostrai serena a vossa face ao vosso servo 

e salvai-me pela vossa compaixão! 

Na proteção de vossa face os defendeis, 

bem longe das intrigas dos mortais. – R.


Reflexão


O Salmo Responsorial 30(31) é uma profunda expressão de confiança e entrega a Deus, que é reconhecido como rocha protetora e abrigo seguro. Cada verso nos convida a refletir sobre a nossa relação com o Divino e a maneira como nos entregamos a Ele.

Na primeira estrofe, somos convidados a reconhecer Deus como nossa rocha e fortaleza, nosso refúgio seguro em meio às tempestades da vida. Ele é aquele que nos guia com honra, orientando nossos passos e nos conduzindo em segurança. Nossa confiança nele deve ser inabalável, pois Ele é digno de toda honra e louvor.

No segundo verso, encontramos uma expressão de completa entrega a Deus. Assim como Jesus entregou seu espírito nas mãos do Pai no momento da morte, somos convidados a confiar plenamente em Deus, sabendo que Ele nos salvará e nos sustentará com sua fidelidade eterna. Essa confiança nos enche de alegria, pois sabemos que estamos seguros em suas mãos amorosas.

Finalmente, na terceira estrofe, somos encorajados a buscar a face serena de Deus em meio às tribulações. Sua compaixão é nossa salvação, protegendo-nos das intrigas e armadilhas dos homens. Quando nos refugiamos na presença de Deus, somos guardados e preservados de todo mal.

Portanto, este Salmo nos convida a uma profunda reflexão sobre nossa confiança em Deus e nossa disposição em entregar a Ele nossas vidas, sabendo que Ele é nossa rocha, nossa fortaleza e nossa salvação. Que possamos sempre buscar sua face e confiar em seu amor que nunca falha. Que em todas as circunstâncias, possamos declarar com fé: "Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito."

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário