segunda-feira, 17 de junho de 2024

Salmo Responsorial: 50(51) - 18.06.2024


Responsório: Salmo 50(51) (Bíblia de Jerusalém)


R. Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!


1. "Tem piedade de mim, ó Deus, segundo a tua bondade; segundo a tua grande misericórdia, apaga o meu pecado."/"Reconheço a minha iniquidade, diante de mim está sempre o meu pecado."/"Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau aos teus olhos. Por isso, és justo na tua sentença, e sem reprovo no teu julgamento." - R.


2. "Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova um espírito reto dentro de mim."/"Devolve-me a alegria da tua salvação, e sustenta-me com um espírito generoso." - R.


3. "Abre os meus lábios, Senhor, e a minha boca proclamará o teu louvor."/"Meu sacrifício, ó Deus, é um espírito contrito; um coração contrito e humilhado, ó Deus, não o desprezarás." - R.


Reflexão:


Neste Salmo de arrependimento, encontramos uma profunda expressão do reconhecimento das próprias falhas e da busca pela purificação interior. O autor do salmo implora pela misericórdia divina, reconhecendo a justiça de Deus e a necessidade de um coração contrito. 

A humildade demonstrada nesta oração é um chamado para todos nós refletirmos sobre nossos próprios erros e buscarmos uma renovação espiritual. Na filosofia estoica, o reconhecimento de nossas imperfeições é o primeiro passo para o crescimento pessoal e a busca pela virtude. Assim como o salmista clama por um coração puro, devemos também nos esforçar para cultivar a pureza de intenção e a integridade em nossas ações diárias.

Ao recitarmos este salmo, somos lembrados da importância de uma introspecção honesta e da necessidade de nos voltarmos para a sabedoria divina em nossa jornada de autoconhecimento e melhoria contínua.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário