quinta-feira, 20 de junho de 2024

Salmo Responsorial: 88(89) - 22.06.2024


Responsório com o Salmo 88(89) da Bíblia de Jerusalém:


V. Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor,  

R. Minha boca proclamará vossa fidelidade de geração em geração.


V. Porque dissestes: "A bondade é um fundamento eterno",  

R. E nos céus estabelecestes vossa fidelidade.


V. Eu firmei uma aliança com meu eleito,  

R. E fiz um juramento a Davi, meu servo.


V. Sua descendência permanecerá para sempre,  

R. Seu trono, como o sol diante de mim.


V. Se seus filhos abandonarem minha lei,  

R. E não seguirem meus julgamentos.


V. Se violarem minhas prescrições,  

R. E não observarem meus mandamentos.


Reflexão:


A fidelidade e a misericórdia do Senhor permeiam as palavras deste Salmo, que celebra a aliança eterna estabelecida por Deus com seu povo. Ele prometeu sua bondade e estabeleceu seu compromisso como um fundamento sólido e duradouro. Contudo, essa aliança não é unilateral; exige resposta e compromisso por parte daqueles que a recebem.

Assim como a aliança com Davi foi selada com promessas de bênçãos para sua descendência, também somos chamados a permanecer fiéis aos mandamentos do Senhor. A fidelidade mútua é essencial: enquanto Deus é constante em seu amor e cuidado, devemos ser obedientes e perseverantes em seguir seus caminhos.

Portanto, que possamos aprender com a história do Salmo 88(89) a importância de uma relação de confiança e lealdade com Deus. Que nossa vida reflita a gratidão pelo seu amor fiel, e que busquemos sempre cumprir sua vontade com coração sincero e firmeza de propósito. Assim, experimentaremos a verdadeira alegria e a paz que vêm de viver em harmonia com o plano divino.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário