sexta-feira, 21 de junho de 2024

Salmo Responsorial: 70(71) - 23.06.2024


Responsório com os versos do Salmo 70(71) da Bíblia de Jerusalém


V. Em ti, Senhor, me refugio;  

R. Que eu nunca seja confundido.


V. Em tua justiça, salva-me e livra-me;  

R. Inclina teu ouvido para mim e salva-me.


V. Sê para mim uma rocha de refúgio, uma fortaleza segura;  

R. Pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza.


V. Meu Deus, livra-me da mão do ímpio;  

R. Da mão do perverso e do violento.


V. Porque tu és minha esperança, Senhor Deus,  

R. Minha confiança desde a juventude.


V. Em ti me apoiei desde o ventre materno;  

R. Tu foste meu amparo desde as entranhas de minha mãe, a ti louvo constantemente.


V. Minha boca proclama tua justiça,  

R. Todo o dia tua salvação, embora não saiba o seu número.


V. Não me rejeites no tempo da velhice;  

R. Não me abandones quando minhas forças faltarem.


V. Eu, porém, esperarei sempre,  

R. E te louvarei cada vez mais.


Reflexão:


Neste Salmo, encontramos um coração fervoroso que busca refúgio e segurança no Senhor, um Deus justo e salvador. A súplica do salmista é um poderoso testemunho de confiança e dependência em Deus ao longo de toda a vida, desde a juventude até a velhice. Ele reconhece Deus como sua rocha e fortaleza, um amparo constante nas adversidades.

Aclamando a justiça e a salvação de Deus, o salmista expressa uma fé inabalável, mesmo sem conhecer plenamente os atos divinos. Esta atitude de confiança total em Deus, independente das circunstâncias, é um exemplo de como devemos viver nossa própria fé. Mesmo quando as forças nos faltam, nossa esperança permanece firme no Senhor, que nunca nos abandona.

Que possamos aprender com o salmista a buscar constantemente o refúgio em Deus, a proclamar Sua justiça e a confiar em Sua providência em todas as etapas da nossa vida. Que nossa esperança e louvor a Deus cresçam cada vez mais, refletindo nossa profunda fé e dependência n'Ele. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário