quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Salmo Responsorial: 22(23) - 15.10.2023




R. Na casa do Senhor habitarei eternamente.


O Senhor é o pastor que me conduz;

Não me falta coisa alguma.

Pelos prados e campinas verdejantes

Ele me leva a descansar.

Para as águas repousantes me encaminha

E restaura as minhas forças. – R.


Ele me guia no caminho mais seguro,

Pela honra do seu nome.

Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,

Nenhum mal eu temerei;

Estais comigo com bastão e com cajado:

Eles me dão a segurança! – R.


Preparais à minha frente uma mesa,

Bem à vista do inimigo,

E com óleo vós ungis minha cabeça;

O meu cálice transborda. – R.


Felicidade e todo bem hão de seguir-me

Por toda a minha vida;

E na casa do Senhor habitarei

Pelos tempos infinitos. – R.


Reflexão

Este salmo, o Salmo 23, é uma das passagens mais conhecidas e amadas da Bíblia. Ele expressa a confiança e a segurança do salmista no cuidado providencial de Deus, que é comparado a um pastor que guia, protege e provê para o seu rebanho. O salmo retrata a imagem de um Deus que supre todas as necessidades de Seu povo e conduz a alma para a paz e o descanso.

A mensagem principal deste salmo é a confiança e a certeza de que Deus está conosco em todos os momentos, mesmo nos momentos difíceis, representados pelo "vale tenebroso". A promessa de estar na presença do Senhor para sempre na "casa do Senhor" é uma expressão da esperança na vida eterna.

É um salmo que nos lembra que Deus é nosso pastor, nosso guia e nosso provedor, e podemos encontrar consolo e segurança em Sua presença constante. É uma bela expressão de fé e confiança em Deus, que nos acompanha ao longo de nossa jornada na vida.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário