sábado, 9 de março de 2024

Salmo Responsorial: 29(30) - 11.03.2024




R. Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!


1. Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes 

e não deixastes rir de mim meus inimigos! 

Vós tirastes minha alma dos abismos 

e me salvastes quando estava já morrendo! – R.


2. Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, 

dai-lhe graças e invocai seu santo nome! 

Pois sua ira dura apenas um momento, 

mas sua bondade permanece a vida inteira; 

se à tarde vem o pranto visitar-nos, 

de manhã vem saudar-nos a alegria. – R.


3. Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! 

Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! 

Transformastes o meu pranto em uma festa, 

Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos! – R.


Reflexão:


O Salmo Responsorial 29(30) nos convida a uma profunda reflexão sobre a gratidão e a confiança em Deus. Nele, o salmista expressa sua exaltação ao Senhor por tê-lo livrado de seus inimigos e por ter transformado seu pranto em alegria. Esta é uma expressão vívida da experiência humana de passar por momentos de desespero e angústia, apenas para ser resgatado pela bondade e misericórdia de Deus.

Assim como o salmista, cada um de nós tem suas próprias experiências de dificuldades e provações. Porém, assim como ele, também podemos encontrar conforto e esperança na fé em Deus. Este salmo nos lembra que, mesmo nos momentos mais sombrios, podemos confiar que Deus está conosco, pronto para nos livrar do abismo da dor e do desespero.

A mensagem central deste Salmo é a transformação que ocorre quando confiamos em Deus. Ele é capaz de mudar nossas lágrimas em risos, nossos lamentos em louvor. Essa transformação não só nos traz alegria pessoal, mas também nos capacita a testemunhar o amor e a fidelidade de Deus aos outros.

Que possamos, como o salmista, sempre levantar nossos corações em gratidão ao Senhor, reconhecendo sua presença constante em nossas vidas e sua capacidade de nos resgatar de qualquer situação difícil. Que possamos louvá-lo não apenas nos momentos de alegria, mas também nos momentos de tristeza, confiantes de que sua bondade permanece conosco para sempre.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário