sexta-feira, 15 de março de 2024

Salmo Responsorial: 7 - 16.03.2024




R. Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.


1. Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: 

vinde salvar-me do inimigo, libertai-me! 

Não aconteça que agarrem minha vida, † 

como um leão que despedaça a sua presa, 

sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me! – R.


2. Julgai-me, Senhor Deus, como eu mereço 

e segundo a inocência que há em mim! 

Ponde um fim à iniquidade dos perversos † 

e confirmai o vosso justo, ó Deus-justiça, 

vós que sondais os nossos rins e corações. – R.


3. O Deus vivo é um escudo protetor 

e salva aqueles que têm reto coração. 

Deus é juiz, e ele julga com justiça, 

mas é um Deus que ameaça cada dia. – R.


Reflexão:


O Salmo Responsorial 7 nos conduz a uma profunda reflexão sobre nossa confiança em Deus como nosso refúgio e protetor. Em meio às adversidades e aos ataques dos inimigos, clamamos ao Senhor em busca de salvação e libertação. Reconhecemos nossa vulnerabilidade diante das ameaças que nos cercam, mas depositamos nossa esperança no poder e na misericórdia divina.

Ao mesmo tempo, o salmo nos lembra da importância da justiça divina. Pedimos a Deus que julgue nossas ações e as ações dos outros de acordo com a retidão e a inocência. Confiamos que Ele, que sonda os nossos rins e corações, conhece a verdade e age com equidade.

Além disso, somos confrontados com a realidade do Deus vivo como um escudo protetor para aqueles que têm um coração íntegro. Ele não apenas nos defende dos perigos externos, mas também nos alerta contra os perigos internos do pecado e da injustiça. Portanto, devemos buscar constantemente a retidão e a pureza de coração, confiando na promessa de que Deus é um juiz justo e misericordioso.

Que este salmo nos inspire a buscar refúgio em Deus em todos os momentos de nossa vida, confiantes em Sua proteção e segurança. Que Ele nos guie no caminho da justiça e da verdade, para que possamos viver em paz e harmonia com Ele e com os outros. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário