sábado, 2 de março de 2024

Salmo Responsorial: 41(42) - 04.03.2024




R. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?


1. Assim como a corça suspira 

pelas águas correntes, 

suspira igualmente minha alma 

por vós, ó meu Deus! – R.


2. A minha alma tem sede de Deus 

e deseja o Deus vivo. 

Quando terei a alegria de ver 

a face de Deus? – R.


3. Enviai vossa luz, vossa verdade: 

elas serão o meu guia;

que me levem ao vosso monte santo, 

até a vossa morada! – R.


4. Então irei aos altares do Senhor, 

Deus da minha alegria. 

Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, 

meu Senhor e meu Deus! – R.


Reflexão:


Este salmo expressa uma profunda sede espiritual, uma ânsia pela presença viva de Deus. Assim como a corça anseia pelas águas refrescantes, nossa alma suspira pela comunhão com o Criador. É um clamor sincero por um encontro íntimo e renovador com Deus, que é a fonte de toda a vida e alegria verdadeira.

Ao longo da vida, enfrentamos muitas situações que nos fazem sentir desfalecidos e desamparados. Nessas horas, é fácil nos sentirmos distantes de Deus, como se Ele estivesse ausente ou inacessível. No entanto, é precisamente nessas circunstâncias que nossa sede espiritual se intensifica, impulsionando-nos a buscar fervorosamente a presença divina.

O salmista nos ensina a confiar na luz e na verdade de Deus como nosso guia, nos conduzindo ao seu santo monte, onde podemos encontrar refúgio e consolo. É nesse encontro com Deus que nossa alma encontra paz e renovação, onde podemos elevar nossos louvores e gratidão ao Senhor.

Que este salmo nos inspire a buscar constantemente a face do Deus vivo, a saciar nossa sede espiritual em sua presença e a nos alegrarmos em sua comunhão. Que possamos sempre ansiar por esse encontro íntimo com o Divino, onde encontramos verdadeira vida e plenitude de alegria. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário