quarta-feira, 6 de março de 2024

Salmo Responsorial: 80(81) - 08.03.2024




R: Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!


1. Eis que ouço uma voz que não conheço: 

“Aliviei as tuas costas de seu fardo, 

cestos pesados eu tirei de tuas mãos. 

Na angústia a mim clamaste, e te salvei. – R.


2. De uma nuvem trovejante te falei,

e junto às águas de Meriba te provei. 

Ouve, meu povo, porque vou te advertir! 

Israel, ah! se quisesses me escutar. – R.


3. Em teu meio não exista um deus estranho, 

nem adores a um deus desconhecido! 

Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, 

que da terra do Egito te arranquei. – R.


4. Quem me dera que meu povo me escutasse! 

Que Israel andasse sempre em meus caminhos! 

Eu lhe daria de comer a flor do trigo 

e com o mel que sai da rocha o fartaria”. – R.


Reflexão:


O Salmo Responsorial 80(81) nos convida a refletir sobre a relação entre Deus e Seu povo. Ele nos lembra do amor e da fidelidade de Deus, que sempre está pronto para nos ouvir e nos salvar em nossas aflições.

Deus, em Sua infinita bondade, sempre esteve presente na vida de Seu povo, libertando-o de todas as formas de escravidão e provendo para suas necessidades. No entanto, o salmo também destaca a necessidade de obediência e devoção por parte do povo. Deus anseia que Seu povo O escute e siga Seus caminhos, para que possam experimentar plenamente Sua bênção e provisão.

É um convite para nós hoje, para ouvirmos a voz de Deus em nossas vidas, para nos afastarmos dos ídolos e deuses estranhos que podem nos desviar do verdadeiro caminho da vida. Quando nos voltamos para Deus em obediência e fé, Ele nos enche com as melhores dádivas e nos satisfaz com Seu amor abundante.

Que possamos responder ao chamado de Deus, abrindo nossos corações para Sua Palavra e seguindo fielmente Seus mandamentos. Que possamos confiar em Sua provisão e nos alegrar no amor que Ele derrama sobre nós a cada dia. Que nosso relacionamento com Deus seja marcado pela comunhão íntima e pela confiança inabalável em Seu poder salvador. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário