segunda-feira, 25 de março de 2024

Salmo Responsorial: 68(69) - 27.03.2024




R. Respondei-me, pelo vosso imenso amor, neste tempo favorável, Senhor Deus.


1. Por vossa causa é que sofri tantos insultos, 

e o meu rosto se cobriu de confusão; 

eu me tornei como um estranho a meus irmãos, 

como estrangeiro para os filhos de minha mãe. 

Pois meu zelo e meu amor por vossa casa / me devoram como fogo abrasador; 

e os insultos de infiéis que vos ultrajam 

recaíram todos eles sobre mim! – R.


2. O insulto me partiu o coração. † 

Eu esperei que alguém de mim tivesse pena; 

procurei quem me aliviasse e não achei! 

Deram-me fel como se fosse um alimento, 

em minha sede ofereceram-me vinagre! – R.


3. Cantando, eu louvarei o vosso nome 

e, agradecido, exultarei de alegria! 

Humildes, vede isto e alegrai-vos: † o vosso coração reviverá 

se procurardes o Senhor continuamente! 

Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres 

e não despreza o clamor de seus cativos. – R.


Reflexão:


O Salmo Responsorial 68(69) nos leva a refletir sobre a experiência de sofrimento e abandono, mas também sobre a confiança inabalável no amor e na misericórdia de Deus.

Na vida, muitas vezes nos encontramos em situações de dificuldade, onde somos insultados, rejeitados e até mesmo traídos. Esses momentos podem nos deixar com o coração partido, sentindo-nos abandonados e desamparados, como o salmista expressa tão vividamente.

No entanto, mesmo nas profundezas do sofrimento, o salmista encontra consolo na certeza do amor e da fidelidade de Deus. Ele clama ao Senhor em meio à sua aflição, confiando que Deus o ouvirá e o resgatará. Essa confiança é um testemunho poderoso de como podemos encontrar esperança e consolo mesmo nas situações mais sombrias.

Assim como o salmista, somos chamados a perseverar na fé e na oração, confiando que Deus está sempre ao nosso lado, mesmo quando nos sentimos abandonados pelos outros. Ele é o Deus que nos ouve, que nos ama com um amor incondicional e que nunca nos abandona, mesmo nos momentos mais difíceis.

Portanto, que possamos nos voltar para o Senhor em todas as circunstâncias da vida, confiantes em seu amor imenso e em sua capacidade de nos sustentar e nos fortalecer em meio às adversidades. Que possamos encontrar conforto no conhecimento de que Deus está sempre conosco, pronto para nos levantar e nos restaurar, mesmo quando nos sentimos mais fracos e desamparados.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário